Um evento histórico que mudou o modo de “ouvir’ das pessoas.

De repente, não mais que de repente, o mundo (do áudio) se vê as voltas com uma enxurrada de LIVES (?)… Mas do que se trata isso???

Para muitos dos profissionais do segmento, não foi uma surpresa que, de uma hora para outra, as transmissões (broadcast) começassem, mesmo sem a estrutura habitual da TVs, onde existem muitos outros profissionais de áudio e que, assim como Eu, só trabalhávamos com isso.

Ë meus amigos, o Mundo girou, girou e girou e veio parar na minha praia…

Há os que diziam que: “Mixar para Tv é fácil, basta pegar um L-R da console e está pronto”. Pois já foi o tempo em que os Engenheiros/Técnicos das Bandas tinham esta visão/conceito. O mundo do áudio evoluiu e, todas as partes envolvidas no “novo processo” ou tiveram, que aprender rapidamente, a toque de caixa, ou ainda não entenderam que: “Uma transmissão de áudio e vídeo envolve muito mais que a sua vã filosofia possa entender”.

Mas também, e graças as ferramentas de comunicação (WhatsApp, Telegram, etc.), duvidas puderam ser redimidas e muita informação foi trocada, beneficiando tanto que necessitava da informação, (este tinha a oportunidade de “aprender” ou ajustar o que já estava sendo feito para melhor), quanto a quem cedia esta informação (aprimorando a didática para auxiliar aqueles que quase não tinham contato com as transmissões).

E lá se foi uma ano assim…

Assistindo, ouvindo, ponderando e, sempre que solicitado, tentando contribuir de alguma forma para a melhoria no trabalho do profissional que solicitava ajuda. E tem de ser assim mesmo… Buscando aqueles que tem um pouco mais de entendimento em um setor específico do maravilhoso mundo do áudio profissional. Com isso, as “lives” foram ficando cada vez melhores, ganhando em qualidade, tanto na captação quanto na transmissão, seja apenas uma voz e um violão, ou até mesmo uma peça de teatro, segmento este que também teve de se reinventar em tempos de pandemia.

O bom nesta história toda é que TODOS NÓS APRENDEMOS. E entendemos que fortalecer os laços e disseminar o conhecimento, não tira o “brilho” de ninguém…

Ao contrário, faz a sua luz ficar mais brilhante ainda.

Continua…

Este foi o primeiro texto do Manoel Tavares, colaborador e membro do GIGPLACE
Manoel Tavares – Consultor multimídia na MGT AUDIO PRO
Saiba mais sobre o assunto: FAQ: Broadcast Audio Process

Artigos Relacionados

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translation »