Mas o que é esse tal de GIGPLACE

Sobre o GIGPLACE

Seguindo uma tendência mundial o  GIGPLACE é uma rede social dedicada ao profissionais do backstage brasileiro, inicialmente criadada por Antonio “Lazzaro” Jesus que desde 1996 vem busca um formato de site que congregasse os profissionais do show business nacional. A primeira tentativa foi o site Monitorland, que era um site no qual o Lazzaro colocada textos e noticias do mercado do áudio nacional e internacional, contudo o formato não vinha de encontro as ideias do seu criador pois não permitia a interatividade entre os visitantes.

Com o  incentivo dos profissionais do mercado fez com que a busca por meios de integrar a cumunidade do áudio , chegou se ao formato de fóruns inicialmente não funcionou a contento pois nessa época  2001/2002 nós brasileiros não tínhamos tradição de interagir com esse formato, além de fazer parte da nossa cultura reter informações obtidas na vã esperança de manter o mercado fechado em pequenos grupos o que mantinha ainda mais afastados os profissionais do backstage. Com o fracasso deste primeiro fórum a ideia de congregar os profissionais atráves do forum de discussão foi temporariamente arquivada. Porém alguns poucos visionários que acompanhavam a iniciativa Monitorland, lamentaram a retirada do ar do fórum, e cobraram o seu retorno. Em 2005 o fórum Monitorland retornou com um maior engajamento dos profissionais do mercado já mais acostumados com o espírito libertário da internet, e já se trocava mais informações online, essa versão do fórum teve grande participação durando até 2008 quando o servidor foi invadido e lamentavelmente foi perdida toda base de dados online, paralelamente o site Monitorland já tinha se tornado referencia no mercado.

Porém a perda  fórum foi um balde de agua fria, todos os tópicos em andamento foram perdidos e mesmo os membros se desanimaram e o novo fórum nunca chegou ao pés do anterior, porém com o advento das redes sociais começaram pipocar comunidades em todas as principais redes sociais mas todas padeciam do mesmo problema PULVERIZAÇÃO essas redes permitiam que muitos curiosos participassem. Nas pesquisas na internet nos principais fóruns gringos comecei a ouvir rumores de uma comunidade fechada para profissionais do backstage de língua inglesa , ela se chamava CREWSPACE, é só participava dela quem fosse convidado , não demorou muito e consegui um convite. Fiquei maravilhado com o formato desta comunidade social, a única barreira para o sucesso dela no Brasil era a língua inglesa. Uma barreira para muitos, infelizmente. Notei que a comunidade brasileira no CREWSPACE não evoluía. Comecei a pesquisar uma maneira de fazer algo semelhante aqui no Brasil , a partir de alguns métodos de engenharia reversa descobri quem hospedava o SCRIPT nos EUA. A partir dessa informação nasceu a GIGPLACE- A comunidade social do backstage que chegou a ter 5000 membros ativos. Com o formato de NETWORK profissional a GIGPLACE facilitava o contato entre profissionais que só interagiam entre si nos raros festivais, eventos como feiras e congressos. Mas com a iniciativa GIPLACE profissionais de norte a sul do Brasil, e mesmo alguns do exterior podem entrar em contato rápido e fácil através da web. Discussões sobre sua condição profissional, dúvidas sobre equipamentos , contatos profissionais e negócios são facilmente feitos através da comunidade. O GIGPLACE se revelaou um facilitador de contatos e negócios com um amplo potencial a ser explorado. Timidamente a rede tem mostrado seus desdobramentos e possibilidades.

Depois de 5 anos de existência o seu criador descobriu que tinha perdido em investimento na comunidade o equivalente a um carro popular e tentou por diversas vezes monetizar a rede através de anúncios e mensalidades mas sem a adesão dos usuários que tinham se acostumado com o formato freeware, e assim em 2010 o GIGPLACE fechou as suas portas.

O Retorno
Em plena pandemia de uma conversa com o Victor Pelúcia, que estava querendo investir em algum novo negocio se reinventar e essas conversas de pandemia, do nada ele pergunta é o GIGPLACE seria uma boa hora de reativar essa ideia, inicialmente disse sem chance já perdi tempo e dinheiro nisso e ainda mais agora que estou encabeçando o projeto Backstage invisível. Foi ai que ele falou que tinha os recursos, pessoal e tempo para se dedicar o projeto mas com um formato um pouco diferente calcado em EAD e cursos ministrados pelo pessoal de mercado bem na pegada do Udemy, mas só que voltado ao backstage. A velha chama acendeu novamente mas desta vez com uma nova proposta, ou seja estamos de volta.

O  potencial está disponível cabe a você visitante que leu este texto até aqui para explora-lo
SEJA BEM VINDO AO GIGPLACE…

Artigos Relacionados

Novos Mercados: Som Instalado

O mercado corporativo de sonorização profissional abrange um amplo nicho de atuação que chamamos de “mercado vertical”, oferecendo soluções audiovisuais para hotéis, restaurantes, supermercados, lojas, shoppings, escritórios, hospitais, indústrias, parques temáticos, igrejas, teatros etc…

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translation »