Principais benefícios da produção virtual

Diamond view studios

Tudo o que você precisa saber sobre os benefícios da produção virtual

Lembra quando cruzar a fronteira entre o mundo físico e digital era apenas a estrutura para um filme de ficção científica de sucesso? 

Bem, às vezes os filmes acertam! Vivemos em um mundo onde a realidade estendida (XR) é muito possível e o futuro está acontecendo agora. 

Já se foram os dias dos grandes estúdios de tela verde usando chroma key para efeitos visuais. Os estúdios XR estão sendo construídos em todo o mundo enquanto falamos com volumes de LED de grande formato agora substituindo esses estúdios para efeitos mais realistas na câmera. Em termos de cinema, um “volume” geralmente se refere a um espaço fechado onde a captura de movimento e a composição ocorrem.

Esses conceitos, aliados a uma tecnologia de produção inovadora, criaram um novo tipo de produção conhecido como Produção Virtual (VP), tornada reconhecível por filmes de grande porte como “O Mandaloriano” da Disney. 

Ao contrário do cinema convencional, a produção virtual remove todas as barreiras criativas e nos permite filmar em qualquer lugar do mundo (ou em qualquer mundo!). Ele funciona usando um volume de LED para projetar um ambiente virtual 3D criado por meio de motores de jogo como o Unreal Engine . O operador de câmera pode então capturar o ambiente virtual em segundo plano e objetos reais em primeiro plano, tudo na câmera, de forma que o visual seja indistinguível de um cenário da vida real. 

Abaixo estão os principais benefícios da Produção Virtual e por que é importante abraçar o “futuro do cinema”, agora. 

  1. Custo. Um dos melhores benefícios de tornar uma produção virtual é que ela é econômica por natureza. Por serem capazes de capturar qualquer lugar em um estúdio, os produtores eliminam a necessidade de viagens. Além disso, como tudo ocorre em um ambiente controlado, a equipe economiza tempo por não ter que se preocupar com mudanças na iluminação, clima inclemente ou qualquer fator externo que possa impactar uma filmagem. 
  2. Criatividade. Provavelmente, a maior vantagem da produção virtual é que ela remove os limites criativos. Permite-nos personalizar totalmente um conjunto e até criar ambientes da nossa imaginação que ainda não existem. 
  3. Eficiência. A produção virtual não apenas economiza tempo e dinheiro durante o processo de filmagem, mas essas conveniências também se traduzem no processo de pós-produção. Ao contrário de filmar com uma tela verde, os “efeitos” em uma produção de realidade mista são capturados em tempo real e não precisam ser criados no processo de edição, tornando-se a forma de produção mais eficiente. 
  4. Segurança. É importante observar também que, como as produções virtuais requerem menos equipe e ocorrem em ambientes controlados, é uma maneira mais segura de filmar. Considerando os eventos recentes, é necessário haver uma maneira de continuar a produção em tempos de pandemia como a que vivemos este ano com o COVID-19. 

No Diamond View, passamos muito tempo construindo nosso portfólio de produção virtual e aprendemos mais no ano passado do que jamais poderíamos ter sonhado. Mesmo assim, a jornada ainda não acabou. Na verdade, é apenas o começo! Dê uma olhada em nossa produção virtual mais recente no vídeo abaixo.

Saiba mais…
Vu Studios
Diamond View Studios

Artigos Relacionados

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translation »